segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Segunda Plenária em Defesa do SUS mobiliza para a luta contra a PEC 241

Realizamos no dia 18/10, no auditório 91 da Uerj, a Segunda Plenária em Defesa do SUS, com o intuito de reforçar a mobilização para agenda de lutas que está colocada centralmente no combate ao ataque dos direitos dos trabalhadores e, no imediato, contra a PEC 241. Tal como na primeira plenária, em 13/9, contamos com mais de 100 presentes entre estudantes, profissionais do setor, militantes e representantes de sindicatos, centrais, partidos e movimentos sociais. Mais uma vez a plenária foi conduzida por representantes da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde e do Fórum de Saúde do Rio de Janeiro, da Frente Brasil Popular, da Frente de Esquerda Socialista e da Frente Povo sem Medo. Entre outros, marcaram presença Abrasco, Andes, Assetans, Cebes, CFESS, Conselho Estadual de Saúde, CSP-Conlutas, CUT, ENF/Uerj, ENSP/Fiocruz, EPSJV/Fiocruz, Fórum de Saúde de Niterói, Funasa, Hospital Espanhol, HUCFF/UFRJ, HUPE/Uerj, IFF/Fiocruz, INTOmobiliza, Mandato do Deputado Flávio Serafini (PSOL), Mandato do Deputado Paulo Eduardo Gomes (PSOL), Movimento Popular pela Saúde, MS/RJ, MST, MTST, NASF, Nova Organização Socialista (NOS), NUTSS/Unirio, Movimento por uma Alternativa Independente e Socialista (MAIS), PCB, PPFH/Uerj, PPPS/Uerj, PSOL, SMS/RJ, Trabalhadores demitidos do HEGV/, UFMT, Unigranrio e Unopar.
       Desta vez, para o debate de conjuntura, contamos com a contribuição das companheiras Juliana Fiúza (ANDES e UERJ) e Virgínia Fontes (EPSJV/Fiocruz e UFF), que nos ajudaram a destrinchar as expressões políticas da crise econômica por que passa o sistema do capital, globalmente, e que se escoram na imposição de um violento ajuste fiscal e profundos recuos civilizatórios para os trabalhadores, no Brasil e também fora dele. Na sequência, a plenária enriqueceu o debate conjuntural, forneceu informações a respeito do estado da luta em categorias e segmentos específicos, e também apontou as linhas centrais para a agenda de lutas que o momento exige. Cabe destaque para uma denúncia apresentada por uma trabalhadora da Fiocruz, da nova tentativa em curso de desfigurar a Política Nacional de Atenção Básica do Ministério da Saúde, por parte do ilegítimo governo Temer. Por aclamação, a plenária aprovou as linhas gerais de um manifesto que será produzido e divulgado.
    Após os debates, a partir de novas intervenções das debatedoras convidadas, a mesa apresentou a síntese da agenda coletivamente construída e conclamou os presentes para a mobilização de suas bases. As linhas gerais apontadas para as necessidades da luta foram as seguintes: 1) Manutenção e reforço da unidade na ação entre as forças de esquerda para barrar os ataques; 2) Retomada urgente do trabalho de base com vistas à reconstrução de uma esquerda combativa, organizada e autônoma; 3) Construção, no curtíssimo prazo, da Greve Geral. Quanto à agenda de lutas, definiu-se o seguinte calendário:
24/10 (de domingo pra segunda) – Amanhecer contra a PEC 241, em diversas partes da cidade.
24/10, 16h (Candelária) – GRANDE ATO CONTRA A PEC DO FIM DO MUNDO
*A Coluna da Saúde se concentrará no CCBB, a partir das 15:30h.
3/11 (local e horário a confirmar) – GRANDE PLENÁRIA de organização, mobilização e preparação para a GREVE GERAL do dia 11/11.
      Oportunamente anunciaremos a data e o local da 3ª Plenária em Defesa do SUS.


O SUS é nosso, ninguém tira da gente. Direito garantido não se compra e não se vende!






Nenhum comentário:

Postar um comentário